GAAP


Gabinete de Atendimento e Apoio à População


O Gabinete de Atendimento e Apoio à População é o espaço onde intervém a equipa de Rendimento Social de Inserção(RSI).

O RSI constitui uma medida de política social de combate à pobreza, tendo como principal objetivo assegurar aos cidadãos e aos seus agregados familiares recursos que contribuam para a satisfação das suas necessidades mínimas e paralelamente, favorecer a progressiva inserção social, laboral e comunitária respeitando os princípios da igualdade, solidariedade, equidade e justiça social.

Para o desenvolvimento e concretização de um projeto de vida, os agregados familiares beneficiários do RSI terão acesso a uma prestação de carácter transitório e a um Contrato de Inserção.

Foi celebrado, em Dezembro de 2009, um Protocolo de Cooperação entre o Instituto de Segurança Social, I.P. e o atual CSPAMMM, sendo criada uma equipa técnica composta por cinco elementos, uma Psicóloga Clínica, uma Assistente Social e três Educadoras Sociais.

A equipa desenvolve a sua intervenção na área geográfica do Bairro do Casal de São José na Freguesia de Algueirão – Mem-Martins e zonas limítrofes no âmbito do acompanhamento de famílias vulneráveis, de acordo com as necessidades identificadas, nomeadamente ao nível do emprego, educação, saúde, habitação e gestão doméstica.