Apoio de Emergência Social



Programa criado para dar resposta ao nível alimentar e económico a famílias que se encontram em situação de emergência social, evitando que fiquem privadas de bens essenciais como alimentação, serviços básicos, medicação, tratamentos/exames médicos, próteses, transporte, etc. Este programa visa também promover a integração dos nossos utentes no mercado de trabalho possibilitando apoio monetário para a aquisição de títulos de transporte para o primeiro mês de trabalho.

Este programa prevê adicionalmente a doação de produtos de higiene pessoal, para limpeza da habitação/roupa, vestuário, artigos para o lar e material escolar.

A fim de dar resposta ao nível alimentar foram criados os seguintes projetos alimentares:

·         Espaço Partilha: Projeto criado com o apoio do Banco Alimentar contra a Fome, que possibilita atribuição de apoio alimentar a 65 famílias de baixos rendimentos, atribuindo um cabaz de alimentos frescos e secos que são distribuídos com regularidade mensal, no 4º Domingo de cada mês.

·         Dariacordar: Criado para dar resposta alimentar a famílias de baixos rendimentos excluídas do programa Espaço Partilha. Este programa possibilita a doação semanal de cerca de 45 cabazes de alimentos compostos por refeições preparadas, alimentos crus, sandes e bolos doados diariamente pelos supermercados Pingo Doce, Modelo, a empresa Serdial Vending, Super 2000, os restaurantes Quentifrio, Pratinho, a Tendinha, as pastelarias Bolo d’Ouro, Colmeia de Mel, Tulipa Dourada, Orquídea, e a mercearia Super Fresh. A distribuição destes cabazes ocorre de segunda-feira a sexta-feira das 14h30 às 18h.

·         Cantina social: Projeto criado com o apoio do Instituto da Segurança Social, que possibilita a atribuição de refeições diárias a 20 utentes, a sua maioria elementos isolados, ou agregados familiares monoparentais. Estas refeições são preparadas no CSPAMMM diariamente e poderão ser consumidas no domicílio ou no Centro, a sua distribuição ocorre diariamente entre as 12h30 e as 18h00.

·         .CoMtigo: Programa criado a fim de dar resposta alimentar a indivíduos em situação de sem-abrigo, elementos isolados ou agregados familiares em situação socioeconómica precária com dificuldades de mobilidade. O apoio prestado é composto por refeições já confecionadas, sopa doada por restaurantes/voluntários, pão e bolos. Os voluntários alocados ao projeto entregam o apoio alimentar no domicílio dos 10 utentes integrados, todas as Quartas-feiras e Sábados entre as 20h e as 22h.