Centro de Dia



O Centro Social Paroquial de Algueirão - Mem Martins Mercês dispõe da resposta social de Centro de Dia dirigida a idosos de ambos os géneros, residentes na Freguesia, com idade mínima de 65 anos ou que se encontre em situação de risco de acelerar ou degradar o seu processo de envelhecimento.
O nosso Centro de Dia funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e conta com uma equipa composta por uma Diretora Técnica, três Ajudantes de Ação Direta e Voluntários que asseguram a realização dos serviços de transporte, refeição incluindo almoço e lanche, dietas especiais, assistência medicamentosa, cuidados de higiene e conforto dos utentes, cuidados básicos de saúde, apoio psicossocial, atividades de ocupação e convívio social, apresentando a seguinte rotina diária:

Horário    Atividade
9:00-10:30    Transporte/Acolhimento
10:30-11:00    Livre
11:00-12:00    Atividades programadas
12:00-12:20    Preparação para almoço
12:20-13:30    Almoço
13:30-14:00    Livre
14:00-15:45    Atividades programadas
15:45-16:00    Preparação para lanche
16:00-16:20    Lanche
16:20-18:00h    Transporte/Apoio em Sala

O Centro de dia oferece atividades ocupacionais planeadas anualmente, de acordo com as necessidades e capacidades dos idosos que frequentam a valência, sendo selecionadas de acordo com o interesse geral do grupo e incluindo ideias sugeridas pelos mesmos. O plano anual é aprofundado em planos apresentados semanalmente ao grupo que incluem ginástica geriátrica realizada duas vezes por semana, ações lúdicas de comemoração de épocas festivas, com as crianças do CATL, torneios de loto e outros jogos de tabuleiro, participação em torneios de bowling sénior, atividades de lazer realizadas no exterior como idas ao teatro/cinema, organização de piqueniques, visitas a locais de interesse histórico-cultural, trabalhos manuais realizados diariamente em sala como modelagem, pintura, bordados e colagens.
O CD participa em diversas iniciativas de promoção de cuidados básicos de saúde como campanhas de vacinação, rastreios médicos, etc. em parceria com o Centro de Saúde local e possibilita semanalmente a realização de testes de glicémia, medição da tensão arterial e colesterol dos idosos.
Promovemos mensalmente, em parceria com entidades locais (PSP, Centro de Saúde, etc.), a realização de ações de sensibilização de temas pertinentes aos nossos idosos, relacionadas essencialmente com a sua segurança, saúde e bem-estar.
Caso esteja interessado em frequentar o nosso Centro de Dia ou pretenda integrar um familiar consulte o separador contactos e agende um atendimento com a Diretora Técnica.